Por que adotar a Automação Corporativa?

Automação Corporativa nada mais é do que a gestão e o controle integrado de sistemas tecnológicos para ambientes empresariais. Os objetivos dessa tecnologia são economizar energia, otimizar processos e recursos e reduzir gastos.

Conheça um pouco mais sobre automação corporativa e os melhores motivos para arquitetos apresentarem aos seus clientes esse recurso. Confira e entenda como esse sistema pode ser o diferencial da empresa.

O que é Automação Corporativa?

A Automação Corporativa envolve o uso de um sistema que integra uma variedade de recursos que visam melhorar a funcionalidade dos espaços e das operações de uma empresa.

Uma das principais vantagens de inserir a automação nos projetos é a grande economia de energia elétrica, já que o sistema permite otimizar o uso de diversos dispositivos, como os de iluminação, climatização e áudio e vídeo.

Com a automatização, as funcionalidades passam a ser controladas por um painel de controle ou por um aplicativo em um sistema

Quais as vantagens da Automação Corporativa?

1 – Melhora o Rendimento

O controle assertivo do sistema de áudio e vídeo traz mais qualidade para reuniões, eventos, palestras e videoconferências. O sistema pode ser aplicado tanto em salas simples, quanto em auditórios mais complexos. Utilizando desse recurso, os encontros se tornam mais dinâmicos e, consequentemente, mais produtivos.

2 – Promove segurança para as empresas

Diversos sistemas de segurança, como detectores de fumaça, vazamento e inundação, podem ser acionados com a automação. A tecnologia permite também a verificação do controle de entradas e saídas, evitando, assim, a presença de pessoas estranhas no ambiente corporativo.

3 – Confere economia aos processos

Com a automação, a empresa poderá contar com o total controle da iluminação. Por exemplo, se um funcionário trabalhar até tarde e esquecer de apagar as luzes, ou se um determinado departamento não precisar ter todas as lâmpadas acesas durante o dia devido à presença de luz do sol, ambas as situações podem ser controladas pelo sistema.

Afinal, nem sempre todas as áreas do prédio estão sendo usadas e, sem a automação, o gasto de energia pode ser muito alto. Porém, com uma configuração para o desligamento automático de luzes e equipamentos de ar condicionado, as empresas conseguem uma economia significativa.

A mesma funcionalidade serve também para ajustar a abertura de janelas e portas. Se ocorrer de um funcionário esquecer de fechá-las ao ir embora da empresa, por exemplo, o sistema pode ser configurado para que o local se mantenha seguro e trancado até a chegada de outro integrante da companhia.

Por fim, além de todas as vantagens para as operações, a automação corporativa ainda proporciona às empresas um ar de sofisticação, eficiência e modernidade. Essas características servem como ótimos apelos para chamar a atenção do público.

Assim, adicionando o sistema aos seus projetos de arquitetura, certamente você terá um grande diferencial para apresentar aos seus clientes do ramo empresarial.

Facebook Comments