Iluminação para Cada Ambiente da Casa

Além de necessária, a iluminação tem sido utilizada também como um item decorativo. Ela é um dos elementos mais importantes no projeto. Porém, em muitos casos, as casas ficam iluminadas ou então possuem tanta iluminação que poderia ser utilizada como pista de pouso para um avião.

E neste post vamos te mostrar não só como descobrir a quantidade ideal de luz para o seu ambiente, mas também quais tipos de luz que você precisa. O primeiro passo é determinar com qual propósito o ambiente será utilizado.

Existem quatro tipos básicos de iluminação, sendo que mais de um tipo pode ser utilizado para um cômodo. Conheça agora:

Iluminação Ambiente

Esta é a iluminação geral. Este tipo inclui luzes embutidas, iluminação intradorso, iluminação direcionada, arandelas, lustres e pendentes.

Iluminação Específica

É o tipo de iluminação utilizada para tarefas específicas como: cozinhar, trabalho de escola ou escritório, leitura, enfeite, entre outros.

Esse tipo de iluminação deve tornar mais fácil a visualização das coisas. Algumas iluminações específicas aparecem na forma de candeeiros de lâmpadas, pendentes ou iluminação sob-armário.

 Iluminação de Realce

É utilizada para destacar um objeto ou uma área de interesse arquitetônico. A iluminação de realce é normalmente cerca de três vezes mais brilhante do que a iluminação ambiente.

Luz Natural

Esta é a luz que vem das janelas, portas ou claraboias. Ela pode variar em brilho por causa do tempo e hora do dia.

A Fórmula para Iluminação

Existe uma fórmula que ajuda na hora de calcular a quantidade de luz que você precisa em um quarto:

Largura do cômodo x comprimento do cômodo x 3,2 = quantidade de potência em iluminação LED para iluminar um ambiente.

Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED), que é a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.

Para chegar a um bom resultado, você pode dividir a iluminação em mais de uma fonte. Quatro lâmpadas LED de 16 watts cada ou duas lâmpadas LED de 32 watts bem distribuídas seriam suficientes para a iluminação da sala.

Conclusão

Enfim, como você percebeu, a iluminação é uma parte importante e bem crítica da casa. Se você gostou dessa matéria e quer saber mais informações, entre em contato com a gente.

Facebook Comments