Como deve ser sua sala de videoconferência

Muitas empresas adotaram o sistema de videoconferência para suprir a necessidade de dinamismo exigido atualmente. Esta é uma maneira de poupar tempo dos executivos, economizar os gastos com viagens e hospedagens e os assuntos são tratados com a mesma eficiência de uma reunião feita na forma tradicional.

Com as videoconferências, é possível dar palestras a distância, fazer pronunciamento de autoridades e até mesmo transmitir shows. Falar com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo não é só possível com a videoconferência, mas já é uma realidade.

Porém, é importante estar atento a infraestrutura do ambiente que as videoconferências serão realizadas. Separamos aqui alguns pontos que fazem a diferença. Confira:

Equipamentos Eletrônicos

Aquelas tradicionais telas retráteis, assim como os projetores, estão sendo substituídos por TVs de LCD. Este fator diminui os custos com manutenção com aumento da qualidade de imagem. Basta uma câmera de vídeo, um computador e duas TVs acopladas ao sistema de Telecom e você consegue ter o sistema de videoconferência.

Acústica e Iluminação

O espaço deve ser, de preferência, em um local sem muita interferência sonora. É importante manter a qualidade do áudio e em consequência o sigilo das informações tratadas durante os eventos. Uma opção é aplicar materiais isolantes acústicos nas paredes, portas, pisos e até nas janelas. Outra alternativa é criar uma antessala de acesso ao ambiente.

A qualidade do vídeo irá depender muito do tipo de iluminação utilizada. Para melhor imagem, escolha salas com o mínimo de janelas possíveis ou caso tenha janelas, coloque persianas (que inclusive também podem ser automatizadas. Saiba mais aqui).

As lâmpadas devem ser preferencialmente do tipo fluorescentes e devem ser homogêneas, na questão da sua tonalidade. Uma opção de recurso para controlar a intensidade de luminosidade são os Dimers, a fim de obter o melhor nível de claridade do ambiente.

Layout Básico

Fora os critérios citados acima, alguns pontos no layout precisam ser levados em conta.

  1. A posição da câmera, microfone e participantes, para a correta tomada de áudio e imagem do ambiente;
  2. O posicionamento das mesas e cadeiras também deve ser levado em consideração, de maneira que todos os participantes tenham uma visão livre e confortável dos sistemas de visualização.
  3. O posicionamento dos equipamentos em relação aos participantes, obedecendo a uma distância mínima para tomadas de cenas, de áudio e para visualização de imagens.

Auditórios

Para grande número de pessoas, a videoconferência pode ser utilizada em forma de auditórios, já com um processo de controle mais avançado tanto em termos de equipamentos onde todos os participantes podem interagir e para isso estão centralizados em uma mesa de comando geral, assim como no sistema construtivo que irá exigir projetos mais detalhados com relação à iluminação, isolamento acústico e ergonomia.

Nada melhor e mais agradável do que viver estas cenas em espaços adequados, projetados com o máximo de conforto e perfeito casamento entre a acústica, iluminação e segurança.

Facebook Comments