5 Benefícios da Automação de Iluminação

A automação pode ser aplicada em diversos pontos dos ambientes e um deles é a iluminação. A automação de iluminação consiste em criar um sistema inteligente controlado pelo usuário, de forma prática e fácil de ser utilizada.

Esse sistema traz benefícios tanto para residências, quanto para empreendimentos corporativos e neste artigo listamos os principais. Confira:

Redução de Custos

Este é um dos benefícios mais considerados por aqueles que adquirem a automação de iluminação. Essa redução acontece por dois motivos: existe uma disponibilidade mais personalizada das luzes e utilizam-se luzes que consomem menos energia, como por exemplo, as luzes de LED.

Nas residências é muito comum esquecer a luz do ambiente acesa. Com a automação de iluminação você consegue diminuir esse costume que tanto gasta energia. Já na indústria é possível instalar um sistema que ative a luz só quando for detectado movimento. Com isso, não existe a necessidade de deixar as luzes da escada acesas o tempo inteiro, por exemplo.

Segurança Física

Como nem sempre é possível controlar as luzes manualmente, outro benefício bem importante é a segurança física das pessoas que frequentam o ambiente. Imagine a seguinte situação: uma senhora idosa que precisa se locomover pela casa. Com a automação, onde ela estiver o ambiente estará iluminado, garantindo maior segurança.

Em relação a indústrias, a automação de iluminação ajuda a proteger o patrimônio. Como as luzes são por meio de detecção, o sistema impede que pessoas não autorizadas, por exemplo.

Durabilidade e Praticidade

A automação de iluminação utiliza equipamentos bem planejados e luzes mais duráveis, todo o sistema possui um tempo maior de disponibilidade. Ao contrário de uma lâmpada comum que pode acabar queimada a qualquer momento, a automação de iluminação aumenta o tempo de durabilidade do sistema.

No corporativo, esse benefício é ainda mais necessário, já que o consumo é ainda maior.

Responsabilidade ambiental

Como a durabilidade é maior, as lâmpadas são trocadas com menos frequência, o que diminui o consumo. Dessa maneira, utilizar um sistema de automação gera um senso de responsabilidade ambiental maior, trazendo os mesmos resultados.

Conforto e Comodidade

A possibilidade de controlar as luzes de onde estiver gera muito mais conforto e comodidade. Assim, usar as luzes do ambiente se torna um processo natural e simples.

Controlar as luzes de um dispositivo móvel evita deslocamentos desnecessários. Sabe quando você deita e percebe que esqueceu alguma luz acesa? E aí precisa levantar para apagar? Com a automação de iluminação não é necessário!

Nas empresas, esse benefício vem em forma de produtividade. Com o sistema, você consegue adaptar a luz adequada para o ambiente aumentando a comodidade dos colaboradores e, consequentemente, a eficiência.

Achou interessante e quer trazer a automação de iluminação para a sua residência ou para a sua empresa? Fale com a gente!

Facebook Comments